Israel Conte, da Semcom, tenta intimidar dono de portal em Manaus para silenciar a imprensa

Manaus News – O Secretário de Comunicação Municipal de Manaus (Semcom), jornalista Israel Conte, é acusado de utilização de práticas legais para tentar restringir a liberdade de imprensa do Portal AM POST. Conte divulgou nesta terça-feira (20) no Instagram um Boletim de Ocorrência, afirmando que o denunciado enfrentará a justiça por práticas de difamação.

 

Segundo a denúncia, Conte acusou o portal de divulgar uma matéria falsa que diz respeito a atrasos de pagamentos aos veículos de comunicação de Manaus, como blogs e sites de notícias, por serviços oferecidos à prefeitura local. A notícia tem como base o depoimento de fontes que descreveram sua situação nessa reportagem, com alguns afirmando terem créditos pendentes desde 2022. Além disso, outras agências de comunicação também divulgaram estes acontecimentos.

A Constituição da República Federativa do Brasil garante a liberdade de expressão (art. 5º, IV). Certamente, esse direito envolve expressar opiniões e criticar indivíduos, sobretudo quando são figuras públicas.

A denúncia fica ainda mais séria quando observamos que o secretário não apresentou provas concretas de suas acusações. Conte insinuou que o responsável pelo Portal é suspeito de produzir e fazer circular um vídeo anônimo onde é acusado de beneficiar sites localizados em Parintins. Isso possivelmente se deve ao fato de Conte ter visto uma reportagem negativa sobre sua gestão na Semcom, motivando-o a tentar associar a autoria do vídeo à mesma pessoa, uma insinuação completamente infundada.

Israel Conte parece usar o Boletim de Ocorrência para intimidar o administrador do Portal e, de alguma forma, prejudicar a imagem do site.

Cabe salientar que o Portal AM POST é um veículo de comunicação conhecido, com 10 anos de existência, que tem como missão levar informação de credibilidade ao público. Nunca, até agora, foi alvo de intimidações de um secretário de algum órgão de comunicação. A equipe jurídica do AM POST está analisando as medidas adequadas a serem tomadas nesta situação.

Fonte: https://ampost.com.br/manaus/titular-da-semcom-israel-conte-tenta-intimidar-dono-de-portal-em-manaus/