Manaus é eleita Cidade Sul-Americana do Desporto de 2024

Foi com honra que, na tarde de quinta-feira, 22/2, a Prefeitura de Manaus aceitou o título de “Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024. A delegação da Aces Europe apresentou a bandeira oficial e o título honroso ao secretário-chefe da Casa Civil, o vice-prefeito Marcos Rotta, no complexo turístico Ponta Negra, zona oeste da cidade.

Ao receber o título, o vice-prefeito restabeleceu o objetivo da cidade de se tornar uma referência global na área de esportes. Em suas palavras, “*Este é mais um triunfo para a administração do prefeito David Almeida. Apesar dos desafios que enfrentamos, estamos vendo o avanço de Manaus em muitos setores e a obtenção deste título é um dos frutos desses esforços*.”

O chefe da Fundação Manaus Esporte (FME), Aurilex Moreira, considera esse prêmio um reconhecimento das políticas públicas que vem sendo aplicadas com seriedade sob a liderança de Almeida. Moreira observou que, “*embora o esporte seja o foco, esta conquista engloba políticas públicas de saúde, inclusão social e educação, todas elas aprovadas pela Unesco.*”

A Fundação Manaus Esporte também apoiou o atleta de ginástica artística, Danilo de Souza, que competiu nos jogos estudantis no Rio de Janeiro. Durante a cerimônia de entrega do prêmio, Souza expressou seu agradecimento à administração da cidade. “*Iniciei no esporte através da ginástica rítmica apenas para experimentar e acabei gostando e comecei a me preparar para competir. O apoio da Fundação Manaus Esporte fez uma diferença tremenda e estou muito grato à Prefeitura de Manaus*”, declarou.

Em dezembro de 2023, em Bruxelas, Bélgica, o comitê de avaliação da Aces Europe atribuiu a Manaus o título de “Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024, aprovado pela UNESCO.

Nuno Santos, diretor-executivo da Aces Europe, fez um relatório dos critérios utilizados para avaliar a cidade de Manaus, durante a cerimônia de entrega do prêmio. Ele destacou que a cidade cumpriu todos os requisitos necessários para a obtenção da honra. “*Fizemos uma visita de avaliação em outubro e baseamos nossa decisão em um dossiê e vídeos analisados ao longo de dois anos. Manaus cumpriu todas as exigências*”, afirmou Santos.

Manaus se tornou a primeira cidade da Diregion Norte a receber este prestigioso prêmio em reconhecimento aos esforços da Prefeitura na promoção dos esportes.

Créditos:
Texto – Déborah Azevedo – Semcom
Fotos – Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos / Semcom

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/esporte/manaus-recebe-titulo-bandeira/