Projeto Paradiso apoia filmes brasileiros em Festival de Berlim

A renomada celebração cinematográfica internacional, a 74ª Berlinale, que está programada para começar no dia 15 de fevereiro, receberá uma vez mais a contribuição significativa dos cineastas brasileiros. Três obras cinematográficas serão abrangidas pela iniciativa “Brasil no Mundo”, que é um projeto do Paradiso, e estarão presentes no festival.

As produções “Cidade;Campo”, realidade pelo cineasta Juliana Rojas e patrocinado pela Dezenove Som e Imagem, Globo Filmes, Canal Brasil, Telecine e O2 Play, bem como “Dormir de Olhos Abertos”, uma produção de Nele Wohlatz, produzido por CinemaScópio, Ruda Cine (Argentina), Yi Tiao Long Hu Bao International Entertainment Co. (Taiwan) e Blinker Filmproduktion (Alemanha), serão apresentadas na seção Encounters. Enquanto isso, “Betânia”, uma produção de Marcelo Botta e produzida pela Salvatore Filmes, estará presente na seção Panorama.

Além disso, Emanuel Lavor, um talentoso diretor e roteirista que é membro da Rede Paradiso de Talentos, estará presente com seu novo projeto “A Onça”. Este projeto foi selecionado para a Incubadora Paradiso 2024 e fará parte do workshop Script Station, um componente do Talent Labs de Berlinale, também com o apoio do Projeto Paradiso. Todas as atividades do Projeto Paradiso no festival berlinense podem ser encontradas em um folheto disponível [aqui](#).

“O Festival de Berlim é apenas o terceiro dos cerca de 30 eventos planejados para receber o apoio do Projeto Paradiso este ano, por meio do programa Brasil no Mundo. Estamos muito contentes com a presença marcante desses filmes que merecem a atenção que vêm ganhando internacionalmente. Temos acompanhado ‘Betânia’ desde o Primer Corte, no Ventana Sur, em 2022, e ficamos felizes em presenciar sua estreia no Festival de Berlim. Este começo de ano trouxe uma série de boas notícias e, sem dúvida, será um período de intensa atividade para o audiovisual”, destacou a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois.

Por meio do programa Brasil no Mundo, o Projeto Paradiso planeja investir mais de R$ 650 mil neste ano para promover a participação de longas-metragens brasileiros e séries de ficção em 29 festivais e mercados na América, Europa, Ásia e África. Algumas das novas inclusões são apoios para importantes competições nos festivais de Tallinn Black Nights (Estônia), Festival de Marrakech (Marrocos), Festival de Busan (Coreia do Sul), assim como Iberseries (Espanha), que é voltado para o mercado de séries. Será mantido o apoio ao festival de cinema do gênero da Catalunha, o Sitges, pelo segundo ano consecutivo.

Sobre o Projeto Paradiso:

O Projeto Paradiso, uma ação filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, se dedica ao investimento em formação profissional e geração de conhecimento através de programas de bolsas, mentoria, cursos, seminários e estudos. Com foco na internacionalização, o projeto estabelece parcerias com instituições de renome no Brasil e ao redor do mundo, fomentando oportunidades para profissionais em várias etapas da carreira. Em seu quarto ano, já beneficiou inúmeras pessoas no setor audiovisual brasileiro através de suas diversas iniciativas.

*Baseado em informações fornecidas pela assessoria.

Leia mais:

Viradouro é coroada a vencedora do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2024

Mocidade Alegre conquista o bicampeonato no grupo especial do Carnaval de São Paulo

Vaca invade festa de carnaval para ‘pular’ com os foliões; assista ao momento único.

Fonte: https://emtempo.com.br/225069/cultura/filmes-brasileiros-recebem-apoio-do-projeto-paradiso-para-participar-do-festival-de-berlim/