Indonésia realiza mega eleição em um único dia, sendo a maior da história mundial

Em um evento classificado como a maior eleição do planeta realizada em um único dia, as urnas foram abertas nesta quarta-feira (14) na Indonésia, onde mais de 200 milhões de eleitores estão determinando quem será o próximo presidente.

A Indonésia, uma vasta nação do Sudeste Asiático, deslanchou impressionantemente desde que o regime autoritário do falecido ditador Suharto caiu em 1998. Hoje, é a terceira maior democracia eleitoral do mundo e o país de maioria muçulmana mais populoso, com uma economia pujante.

Com uma logística monumental, a eleição é realizada em um país que se estende mais do que os Estados Unidos e abriga três fusos horários. Com mais de 18.000 ilhas e ilhotas, 6.000 delas habitadas, e mais de 150 idiomas sendo falados, a Indonésia é também a maior nação arquipelágica do mundo.

A eleição tem sido marcada por figuras públicas proeminentes e decisivas, que, além da presidência, também serão responsáveis por eleger mais de 20 mil outros legisladores nacionais e provinciais.

Candidatos presidenciais da Indonésia em 2024, Ganjar Pranowo (e), Prabowo Subianto e Anies Baswedan (d) / Getty Images

A disputa presidencial se estreita para três candidatos principais: um ex-general e dois ex-governadores.

Prabowo Subianto, de 72 anos, ex-general e ministro atual da Defesa, lidera as pesquisas. Essa é a terceira vez que concorre à presidência. Seu passado polêmico, que inclui o genro do falecido ditador Suharto e a ação de tortura e sequestro de ativistas pró-democracia na década de 1990, não afetou sua popularidade.

Outros rivais significativos são Ganjar Pranowo, do Partido Democrático de Luta da Indonésia, e o ex-governador de Jacarta, Anies Baswedan, ambos com ampla ligação política.

A votação iniciou lentamente na capital, Jacarta, com fortes chuvas resultando em inundações em algumas áreas, mas a participação aumentou até o final da tarde. Apesar de o mal tempo ter afetado cerca de 70 seções eleitorais, a taxa de participação, que em eleições anteriores foi de cerca de 75%, não deve ser afetada.

*Com informações da CNN Brasil

Confira mais notícias:

Presos associados ao PCC fogem de presídio de segurança máxima no Brasil

Tentativa de roubo resulta em danos em sapataria no centro de Manaus

Funcionários de supermercados em Manaus recebem homenagem profissional

Fonte: https://emtempo.com.br/225038/mundo/indonesia-realiza-maior-eleicao-feita-em-um-unico-dia-no-mundo/