Embarcação é alvo de apreensão de carga com mais de 1 tonelada de maconha no rio Içá

Manaus (AM) – Em vigoroso ato de aplicação da lei, a Marinha do Brasil e a Polícia Federal apreenderam uma considerável carga de 1171,80 quilos de maconha nesta terça-feira (13). A apreensão ocorreu junto ao rio Içá, situado na região do Alto Solimões, no estado do Amazonas. A ação foi realizada por meio do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares”. A droga, uma vez confiscada, foi entregue à Delegacia da Polícia Federal de Tabatinga, situada a 1106 quilômetros de Manaus.

Diante da tentativa de fuga dos condutores da embarcação, os agentes logo suspeitaram da carga ilegal. Após serem obrigados a abandonar a embarcação na foz do rio, os suspeitos evadiram-se, deixando a embarcação livre para inspeção. A bordo, graças ao auxílio de cães farejadores, os agentes da marinha descobriram uma enxurrada de pacotes contendo a substância entorpecente.

É importante salientar que a ação faz parte de uma séria de operações de Patrulha Naval na área, com o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais que ameaçam as fronteiras do Brasil com Peru e Colômbia. Aeronaves também têm sido empregadas em tais esforços.

Além do NPaFlu “Raposo Tavares”, a operação conta com a valiosa contribuição de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91) e de um destacamento do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib). Estes esforços persistentes constituem parte das Patrulhas Navais em áreas de fronteira, sendo realizadas sob jurisdição do Comando do 9º Distrito Naval.

Em outras notícias,

– Em Manaus, a guerra contra o tráfico continua com a captura de três homens.
– Tragédia na AM-010: Homem perde a vida em brutal colisão entre motocicletas.
– Operação conjunta da Marinha e Polícia Federal resulta na apreensão de duas toneladas de ‘haxixe’ em um veleiro.

Fonte: https://emtempo.com.br/225111/policia/carga-de-mais-de-1-tonelada-de-maconha-e-apreendida-em-embarcacao-no-rio-ica/