Manaus

Vídeo mostra avião não autorizado sendo destruído na Venezuela

Mundo – Nesta sexta-feira (26), as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas da Venezuela agiram ofensivamente contra uma aeronave invasora vinda de Cozumel, México. A aeronave sem permissão para pousar, estacionou no território venezuelano, conforme registrado em imagens disseminadas por militares na mídia social, as quais retratam o jato completamente dilacerado. O trem de pouso ativado sugere que o avião já estava em terra quando o ataque ocorreu.

De acordo com o general Domingo Antonio Hernández Lárez, líder do Comando Operacional Estratégico da FANB, o avião é identificado como um “Gulfstream bimotor, branco, com registro V3-GRS”. Foi encontrado pelos radares com seu transponder desativado. A especulação é de que a aeronave estaria ligada a grupos ilegais traficando drogas e armas. “A Venezuela não vai se tornar um portal para o tráfico de drogas. A FANB é equipada com a tecnologia apropriada para tornar nosso país invulnerável e responder imediatamente a qualquer invasion ilícita”, proclamou ele na mídia.

O detalhamento do episódio de interceptação do jato e livre informações sobre possíveis prisões ainda não foram liberados. No entanto, as imagens compartilhadas na página das Fanb na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) sugerem uma interceptação aérea da aeronave por jatos militares venezuelanos.

Venezuela no será usada como plataforma del narcotráfico ! Aquí está el Sistema Defensivo Territorial alerta, y reaccionará de manera inmediata ante cualquier intento de invasión a la patria de Bolívar !#FANB #IntegrarEsVencer pic.twitter.com/pd7rXVBgBP
— GJ. Domingo Hernández Lárez (@dhernandezlarez) January 26, 2024

O incidente aconteceu na região montanhosa e florestal de Zulia, fronteira à produtiva zona de cocaína de Catatumbo no país vizinho, Colômbia. Este local vem sendo utilizado para a formação de pistas de pouso clandestinas pelo narcotráfico. O site de investigação InSight Crime reitera que cartéis mexicanos como o de Sinaloa têm residido em Zulia há anos. As autoridades venezuelanas demonstram um aumento nas medidas tomadas para paralisar essas operações ilícitas. Em 2023, estimadamente 38 aeronaves foram destruídas sob o pretexto de participações no tráfico de drogas.
* Informações adquiridas de O Globo

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/mundo/venezuela-destroi-aviao-que-entrou-no-pais-sem-autorizacao-veja-video/