Rio Negro sobe 24 centímetros em apenas quatro dias, causando preocupação em Manaus

Após uma série de nove dias instáveis, o Rio Negro, em Manaus, está voltando a subir. Segundo dados do Porto da capital, o nível das águas aumentou 24 centímetros em apenas quatro dias.

No ano de 2023, o Rio Negro enfrentou a sua pior seca já registrada em mais de 120 anos. Essa condição extrema causou isolamento de comunidades rurais, o fechamento de escolas e uma grande mudança na paisagem da cidade, que fica às margens do rio.

Durante mais de 130 dias, houve uma queda no nível das águas. Contudo, no dia 28 de outubro, o rio começou a subir novamente e manteve essa tendência até o dia 7 deste mês, elevando-se em 44 centímetros.

No entanto, a partir do dia 8, o rio voltou a diminuir, apresentando o que é chamado de “repiquete”, que é a flutuação frequente das águas. Essa oscilação ocorreu ao longo de nove dias, resultando em uma queda de 26 centímetros no nível do Rio Negro.

No último dia 17, o rio permaneceu estável, sem subir ou descer. Porém, no sábado (18), o Porto registrou novamente um aumento das águas.

Desde então, o rio tem subido gradualmente:

2 cm no dia 18 de novembro;
5 cm no dia 19 de novembro;
8 cm no dia 20 de novembro;
9 cm no dia 21 de novembro.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/em-manaus-rio-negro-sobe-24-centimetros-em-quatro-dias.ghtml