Renovação gratuita de CNH para idosos acima de 70 anos é implementada no Amazonas

Desde 18 de dezembro, idosos com idade superior a 70 anos ganharam o direito de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente, graças à Lei Complementar n º 256. A lei, em vigor no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), foi criada com o objetivo de aliviar os custos para os idosos, especialmente aqueles que ainda trabalham como motoristas de aplicativos ou táxis.

Segundo o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, a lei complementar é uma forma de oferecer cidadania aos idosos que tanto contribuíram para o estado do Amazonas. Ele destacou que aos 70 anos, a renovação da CNH deve ser realizada a cada três anos, em função da necessidade de avaliar a capacidade física e mental do motorista.

Para usufruir da isenção de taxa na renovação da CNH, os interessados podem agendar um atendimento no site do Detran Amazonas (detran.am.gov.br) ou, por serem um grupo prioritário, se dirigirem diretamente à Gerência de Habilitação da instituição, situada na avenida Mário Ypiranga, 2.884, Parque Dez, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os solicitantes devem levar o original e uma cópia do documento de identidade com foto (RG) e comprovante de residência atual.

Vale ressaltar que a gratuidade da renovação da CNH não inclui os custos dos exames de aptidão física e mental, exame toxicológico e avaliação psicológica, visto que estes são serviços prestados por clínicas e laboratórios credenciados à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Essas informações foram fornecidas pela assessoria de imprensa.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/no-amazonas-renovacao-de-cnh-para-idosos-acima-de-70-anos-passa-a-ser-gratuita/