Prefeitura de Manaus registra aumento de 71% na fiscalização de postura no mês de janeiro

Manaus registrou um surpreendente aumento de 71% nas inspeções urbanas relacionadas à postura no município durante o mês de janeiro, totalizando 157 ocorrências, em comparação com as 92 ações conduzidas no mesmo período no ano passado. As ações foram realizadas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) da Prefeitura de Manaus, especificamente pela Divisão de Controle, que inclui as gerências de fiscalização de postura e obra.

A Gerência de Fiscalização de Obra (GFO) alcançou um crescimento de 23% em janeiro, com um total de 221 inspeções. Comparando-se com os dados de 2023, em que foram documentadas 180 ações, a diferença é significativa. Desde o inicio da gestão do prefeito David Almeida, em janeiro de 2021 até o mês de janeiro de 2024, 4.574 inspeções foram realizadas pela Gerência de Fiscalização de Postura (GFP) e 8.042 inspeções foram conduzidas pela Gerência de Fiscalização de Obra.

As inspeções consideram fatores diversos, como obstrução do espaço público, construção em calçadas, obras sem a devida licença, terrenos abandonados e baldios, vandalismo de espaços públicos, falta de Habite-se, entre outros.

“Como cidadãos, temos uma importante função no apoio e reforço na fiscalização de irregularidades, nas ruas, participando ativamente do processo de combate a ilegalidades e obras sem licença que prejudicam a todos. Não é permitido ocupar áreas públicas, construir ou obstruir calçadas e vias, impedindo o direito de ir e vir das pessoas”, ressalta o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

As fiscalizações são realizadas pelas gerências da Dicon, através de denúncias, solicitações de órgãos municipais e estaduais, rotas diárias de fiscais nas ruas, além de turnos noturnos e fins de semana para integração com outras operações.

Para denunciar obras irregulares e afins, o público pode ligar para o Disque Denúncia no (92) 3673-9305 e no 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos. Denúncias podem ser enviadas por e-mail para [email protected].

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/acao/alta-fiscalizacao-janeiro/