Polícia

Prefeitura de Manaus conclui etapa de contenção e reaterro na obra da avenida Constantino Nery

A Administração Municipal de Manaus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), deu início, nesta segunda-feira, 12/2, a mais uma fase do projeto emergencial de contenção de erosão na Avenida Constantino Nery, localizada na região Centro-Sul da cidade. A erosão já comprometeu duas pistas da avenida. As equipes da Seminf estão agora na fase de preenchimento e contenção, utilizando 2 mil sacas de rip-rap para remediar a erosão.

“Ocorreu aqui uma ruptura em um sistema de drenagem profundo que foi implementado há mais de 15 anos. Naquele momento, o tubo foi construído de concreto sem ferragens, agora estamos substituindo por tubos mais duráveis com aço na sua composição, ou seja, concreto armado, com expectativa de duração por 40 anos. Este é um problema de 20 anos que o prefeito David Almeida, com sua gestão proativa, instruiu que a Secretaria de Obras resolvesse em até quatro dias”, explicou o Secretário de Obras, Renato Júnior.

No último domingo, 11/2, as equipes da Seminf trabalharam até tarde da noite. Nesta segunda-feira, retomaram o trabalho logo nas primeiras horas do dia, preenchendo e fechando 2 mil sacas de rip-rap com uma mistura de cimento e areia, conhecida como farofa.

O projeto é realizado com a ajuda de uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica, para descer as sacas de rip-rap e aplicar o aterro, fechando esta cratera que atingiu seis metros de profundidade.

“Esta é uma zona que possui centros empresariais, uma universidade, igreja e hospitais. Não podemos deixar esta via bloqueada, estamos utilizando o período do Carnaval para remediar definitivamente a situação e restituir até Quarta-feira de Cinzas. Vamos trabalhar dia e noite para alcançar este objetivo, como o prefeito David Almeida ordenou”, acrescentou o secretário.

A equipe atuou na substituição de dez tubos que foram rompidos devido ao desgaste ao longo do tempo e sobrecarregados pelas recentes fortes chuvas, por serem feitos de concreto e não suportarem a quantidade de água da chuva nem a pressão do aterro.

A prefeitura instalou novos tubos de concreto armado mais resistentes e está agora trabalhando no aterro e rip-rap para, em seguida, aplicar o asfalto e construir a calçada.

— — —Texto produzido por Rayana Coutinho/ SeminfFotos contribuídas por Phil Limma /Semcom e Márcio Melo/ SeminfDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBdYBE

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/infraestrutura/avanco-obras-seminf/