Mais de 5.900 Carteiras de Identidade Nacional de crianças encontram-se não retiradas em postos de atendimento em Manaus

Mais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) ainda estão disponíveis para retirada nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus, segundo dados do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Desse total, aproximadamente 30% são destinadas a crianças de zero a 12 anos.

A SSP-AM destaca que o antigo Registro Geral (RG) permanecerá válido até 2032 e, portanto, só é recomendado solicitar a CIN em casos de sinistros, perdas, roubos ou quando o RG estiver ilegível ou danificado.

A diretora do DPTC, Margareth Vidal, ressalta que quase seis mil CINs foram emitidas para menores de 12 anos e destaca a importância dos pais ou responsáveis retirarem o documento no menor prazo possível.

“É um número significativo. Temos cerca de 18 mil carteiras disponíveis nos PACs que os usuários ainda não retiraram. Quase seis mil delas pertencem a crianças e adolescentes. Portanto, é importante que os pais se lembrem de buscar essas carteiras o quanto antes”, afirma Vidal.

Vidal também explica que os pais podem solicitar a CIN para seus filhos, porém, ressalta que o sistema pode não conseguir coletar adequadamente as informações de crianças menores de cinco anos devido à imaturidade das impressões digitais.

“Crianças de zero a cinco anos não são obrigadas a ter a CIN emitida. Reforçamos que nessa faixa etária, as impressões digitais ainda são muito pequenas e os equipamentos não conseguem registrar corretamente”, esclarece.

Conforme Vidal, a Certidão de Nascimento é considerada o documento oficial das crianças.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/28/quase-6-mil-carteiras-de-identidade-nacional-de-criancas-nao-foram-retiradas-nos-pacs-de-manaus.ghtml