Candidatos do Enem 2023 em Manaus consideram o tema da redação como ‘difícil’ e ‘confuso’

Tema da redação do Enem 2023 é considerado “difícil” por candidatos de Manaus

No último domingo (5), os candidatos de Manaus que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 avaliaram o tema da redação como “difícil” e “confuso”. Este ano, o desafio proposto foi desenvolver uma dissertação sobre os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

Especialistas que foram ouvidos pelo g1 afirmam que o tema está dentro do perfil de prova do Enem, já que aborda um problema social relevante e exige uma proposta de intervenção consistente.

Entre os candidatos, o estudante Miguel de Oliveira, de 17 anos, que busca uma vaga em engenharia ou ciência da computação, avaliou o primeiro dia do exame como cansativo. No entanto, ele afirmou que gostou do tema da redação e conseguiu desenvolvê-lo, mas admitiu que foi um pouco difícil.

Já a candidata Nicole Vitória, também com 17 anos, considerou as provas do Enem fáceis, mas se surpreendeu com o tema da redação. Ela confessou que não estava esperando por esse assunto e que havia se preparado para qualquer tipo de tema. Nicole tem o sonho de cursar enfermagem em uma faculdade pública.

A estudante Anne Talyta, de 17 anos, também participou do Enem pela primeira vez e se disse otimista com o exame. No entanto, ela classificou a prova como difícil, devido aos textos longos e a linguagem complexa. Anne destacou que poderia haver mais questões relacionadas aos assuntos do plano de estudos. Seu sonho é cursar medicina e direito na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Já o estudante Júlio César Abreu, de 15 anos, participou do Enem 2023 para ganhar mais experiência para os próximos anos. Apesar de estar no primeiro ano do ensino médio, ele considerou a prova difícil, mas gostou do tema da redação. Júlio pratica métodos de redação, o que facilitou sua abordagem do tema proposto. Seu sonho é ser médico.

As provas do Enem serão realizadas em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. No estado do Amazonas, elas serão aplicadas em 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação, abrangendo 57 municípios. Os candidatos aguardam ansiosos pela divulgação do gabarito oficial.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/05/candidatos-do-enem-2023-em-manaus-avaliam-tema-da-redacao-como-dificil-e-confuso.ghtml