Manaus

Supremo concede prazo de 15 dias para PGR se posicionar sobre indiciamento de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, estabeleceu um prazo de 15 dias para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicione acerca do relatório em que a Polícia Federal (PF) responsabiliza o antigo presidente Jair Bolsonaro, além de outras 16 pessoas, por suspeitas de irregularidades na emissão de certificados de vacina contra a covid-19.

Este momento marca a primeira vez que o atual procurador-geral da República, Paulo Gonet, analisará um caso envolvendo Bolsonaro, quem irá deliberar se procede com a acusação do ex-mandatário e dos demais envolvidos perante o Supremo Tribunal. Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gonet iniciou suas funções em dezembro do ano passado.

Alexandre de Moraes retirou o sigilo do relatório da PF nesta terça-feira (19). De acordo com o que foi apurado, pelo menos nove indivíduos, inclusive a esposa e as três filhas de Bolsonaro, assim como ele e sua filha e o deputado federal Gutemberg Reis de Oliveira (MDB-RJ), possivelmente se beneficiaram do esquema fraudulento, concebido por Mauro Cid, antigo assistente do presidente.

A acusação sustenta que Cid teria introduzido dados falsos nos registros do Ministério da Saúde, visando facilitar a circulação de Bolsonaro entre Brasil e Estados Unidos, esquivando-se das medidas preventivas contra a covid-19 requeridas por ambos países, que incluíam a vacinação.

Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro, manifestou-se fortemente contra a exposição do indício de fraude em sua conta no X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, criticando o que ele vê como uso inapropriado da imprensa para anunciar decisões que, em sua visão, deveriam ter caráter técnico e processual, ao invés de serem veiculadas de forma tendenciosa.

Para informações adicionais, acompanhe:

– Mauro Cid admite que Alexandre de Moraes foi observado após as eleições.

Permaneça informado com notícias atualizadas do Portal Tucumã, disponíveis diretamente no seu WhatsApp! [Clique aqui para mais informações](https://cutt.ly/96sGWrb).

Fonte: https://ampost.com.br/eleicoes-2024/desconhecida-pesquisas-mostram-que-maria-do-carmo-seffair-caiu-de-13-para-0-na-disputa-pela-prefeitura-de-manaus/