AmazonasManaus

Rio Amazonas começa a subir após longo período de vazante de 150 dias

Rio Amazonas sobe em Itacoatiara após período recorde de vazante

Após 152 dias de vazante, o Rio Amazonas começou a subir em Itacoatiara, interior do Amazonas. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o nível do rio subiu 14 centímetros entre a quinta-feira (26) e esta segunda-feira (30), segundo a medição diária realizada no porto da cidade.

O rio atingiu seu menor nível registrado em 25 anos de monitoramento no município, com apenas 36 centímetros no dia 26 de outubro de 2023. Anteriormente, o recorde de pior vazante era de 91 centímetros, registrado em outubro de 2010.

Desde o início da vazante, o Rio Amazonas desceu impressionantes 13,40 metros, de acordo com a medição do porto de Itacoatiara. Essa seca severa deixou 70 comunidades em situação de isolamento, conforme relato da Defesa Civil.

A vida da população ribeirinha foi extremamente afetada pela vazante histórica. A dificuldade para conseguir água potável, alimentos e remédios tem sido um grande desafio nessas localidades.

Além disso, a navegação também foi seriamente prejudicada. O nível crítico da água impossibilitou a passagem de grandes navios cargueiros pela foz do Rio Madeira, próximo a Itacoatiara, e na região do Tabocal, próximo a Manaus. Essa situação tem afetado o abastecimento de insumos para as fábricas da Zona Franca.

Agora, com o início da subida do Rio Amazonas, espera-se que a situação comece a melhorar gradualmente. No entanto, será necessário um tempo para que a região se recupere dos impactos causados pela vazante histórica. As autoridades locais estão trabalhando para fornecer assistência e minimizar os danos causados pela seca prolongada.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/30/rio-amazonas-comeca-a-subir-apos-142-dias-em-itacoatiara.ghtml