Região Norte do Brasil registra o maior terremoto já ocorrido no país

Brasil – A histórica marca de maior sismo já documentado em território brasileiro foi quebrada com um terremoto de 6,6 graus na Escala Richter no Norte do país. O fenômeno geológico ocorreu no sábado, dia 20, às 16h31 pelo horário local, que equivale a 18h31 pelo horário de Brasília.

Segundo especificações de coordenadas, o epicentro se localizou no Amazonas, mais precisamente em uma área remota de Ipixuna. Felizmente, não houve relatos de prejuízos associados ao tremor. Isso se deve ao fato de que a ocorrência se deu numa profundidade de 614,5 quilômetros, condição que favoreceu a dispersão da energia.

É importante lembrar que essa região tem uma alta propensão a sismos devido a sua localização próxima à Cordilheira dos Andes, conhecida por ser um dos locais com mais atividade sísmica do planeta. Até o presente momento, não houve manifestação a respeito do incidente por parte do governo do Acre e da administração municipal de Tarauacá.

O recorde anterior de terremoto de maior magnitude em solo brasileiro era de 6,2 graus na Escala Richter, registrado na região da Serra do Tombador, em Mato Grosso, no dia 31 de janeiro de 1955.

Essas informações são um oferecimento de Jovem Pan.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/regiao-norte-registra-maior-tremor-de-terra-da-historia-do-brasil/