Prefeito anuncia ações habitacionais para vítimas de incêndios

Na segunda-feira, 22 de janeiro, o prefeito de Manaus, David Almeida, declarou uma nova série de medidas a serem implementadas através da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) direcionados à áreas que foram danificadas pelo incêndio que aconteceu no sábado passado, no dia 20, no Bairro do Céu, no coração da cidade. O objetivo dessas iniciativas é incluir as famílias afetadas no programa “Minha Casa, Minha Vida”.

“Enfrentamos dois incêndios de grandes dimensões em janeiro aqui na cidade. Aconteceram no último sábado (20), no bairro do Céu e também na Praça 14, no dia 12. Eu me encontrei com o secretário de habitação, Jesus Alves, e juntos estamos implementando medidas nessas duas áreas, a fim de que possamos incorporar os residentes que tiveram suas casas afetadas pelo incêndio no programa de calamidade do ‘Minha casa, Minha vida”. Dessa maneira, essas pessoas poderão ter suas residências reconstruídas através desse programa. Esse também é um papel desempenhado pela prefeitura com relação às condições de habitação”, disse o prefeito Almeida.

O programa “Minha Casa, Minha Vida” é também direcionado a famílias que vivem em áreas de perigo, de acordo com o programa de calamidades da Defesa Civil Nacional. Conforme indicado pelo secretário da Semhaf, Jesus Alves, as equipes já começaram a analisar preliminarmente as áreas afetadas.

“Nosso papel é coletar esses dados iniciais, identificar quem estava residindo nessas áreas e a partir daí, buscar alternativas para solucionar esse problema lamentável”, informou Jesus Alves, secretário da Semhaf.

Para responder imediatamente à situação, famílias também foram beneficiadas através da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com a entrega de cestas básicas, colchões de casal e individuais, assim como lençóis, visando disponibilizar conforto e suprimentos fundamentais para as vítimas.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação Semhaf

Fotos – Ruan Souza / Semcom

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/habitacao/prefeito-anuncia-medidas-de-moradia-para-familias-afetadas-por-incendios/