OMS alerta para crescimento de casos de sarampo globalmente

A ascensão global dos casos de sarampo gerou alarme na Organização Mundial de Saúde (OMS), conforme expresso por Natasha Crowcroft, a Consultora Técnica para Sarampo e Rubéola na OMS, em uma conferência de imprensa em Genebra. Ela relatou um crescimento consistente em todas as regiões, com exceção das Américas. No entanto, ela prognostica que as Américas também serão atingidas devido ao aumento de casos em cinco das seis regiões monitoradas pela OMS.

Os números recentes, conforme indicado por Natasha, revelam uma alta de 79% nos casos de sarampo em 2023, totalizando mais de 300.000 relatos, em comparação ao ano passado. Em 2023, 51 países registraram surtos significativos, em contraste com 32 no ano anterior.

De acordo com Natasha, esses números subestimam a verdadeira gravidade da situação, pois muitos casos não são relatados globalmente. Em 2022, as mortes devido ao sarampo provavelmente aumentaram em 43%, resultando em mais de 130 fatalidades. Dada a escalada de casos em 2023, ela antecipa que a contagem final de mortes também deve aumentar.

Olhando para o futuro, Natasha prevê que 2024 será um ano desafiador. Ela acrescentou que a expectativa é de que mais da metade dos países do mundo estejam em alto ou altíssimo risco de surtos até o final do ano.

A situação apresenta um perigo particular para os 142 milhões de crianças no mundo que estão em risco devido à não vacinação, 62% das quais vivem em países de baixa e média renda, onde o risco de surtos é maior. Durante a pandemia de covid-19, muitas dessas crianças não foram vacinadas contra o sarampo. Atualmente, a cobertura vacinal global é de 83%, uma marca definitivamente insuficiente considerando a alta contagiosidade da doença. Para uma prevenção eficaz, Natasha enfatiza a necessidade de uma cobertura de 95%.

Em relação ao Brasil, o país foi certificado livre de sarampo pela OMS em 2016, mas em 2018 o vírus voltou a circular no país e perdeu sua certificação em 2019 após um ano de proliferação de sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa severa, com potencial de ser fatal. A transmissão ocorre quando um indivíduo infectado tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. …

Fornecendo esta informação, a Agência Brasil deseja incentivar a vacinação como o meio mais eficaz de prevenir a doença.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/oms-alerta-para-aumento-de-casos-de-sarampo-no-mundo/