Nova linha de ônibus conectará T4 e Ponta Negra em Manaus
Nova linha de ônibus entre T4 e Ponta Negra será inaugurada em Manaus
Uma nova linha de ônibus será inaugurada nesta segunda-feira (6) em Manaus, ligando o Terminal de Integração 4 (T4), na Zona Leste, à Ponta Negra, na Zona Oeste. A linha 643, chamada de T4/Via Norte/Tarumã/Ponta Negra, vai operar apenas em dias úteis e nos horários de pico.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a frota da nova linha partirá do T4 em direção à Ponta Negra, atendendo bairros como Nova Cidade, Tarumã e região da Ponta Negra.
No sentido T4 para a Ponta Negra, a linha 643 passará por diversas vias, incluindo as avenidas Camapuã, Itaberaba, Margarita, Avenida José Henrique Bentes, estrada do Tarumã, Avenida do Turismo, alamedas Japão e Líbia, além da avenida Coronel Teixeira. Já no sentido Ponta Negra/T4, a linha seguirá pelas avenidas Coronel Teixeira, Turismo, estrada do Tarumã, avenidas José Henrique Bentes, Margarita, Rua Itirapina, avenida Itaberaba, Rua 87, Rua Padre João Ribeiro e Avenida Camapuã.
De acordo com Alexandre Frederico, vice-presidente de Transporte do IMMU, essa nova linha foi criada devido à alta demanda de passageiros que trabalham em condomínios dos bairros Tarumã e Ponta Negra e precisam se deslocar para as zonas Norte e Leste da capital. Com a inauguração recente de parte da avenida do Futuro, que liga ao Aeroporto de Manaus, essa demanda reprimida foi identificada e a nova linha visa atendê-la.
Além dessa nova linha, desde julho Manaus já conta com a linha de ônibus 009, que atende usuários da região do bairro Tarumã. A linha realiza o trajeto de forma gratuita e possui dois ônibus climatizados para proporcionar maior comodidade aos usuários. As viagens são intensificadas nos horários de pico, entre 6h e 8h30 e 16h30 e 19h.
Com essas novas opções de transporte público, a mobilidade urbana em Manaus tende a ser melhorada, facilitando o deslocamento dos moradores entre as diferentes regiões da cidade. A expectativa é que as novas linhas atendam de forma eficiente as necessidades dos usuários, garantindo assim um transporte de qualidade.