AmazonasManaus

Manaus será a sede das reuniões técnicas do G20

Manaus será palco de oito reuniões técnicas como preparação para o G20, que será sediado no Rio de Janeiro em 2024. Este ano, o Brasil assume a presidência rotativa do grupo, atualmente ocupada pela Índia.

O G20 é uma organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países, além da União Europeia. Juntos, esses países representam aproximadamente 80% da economia global.

Embora o Governo Federal ainda não tenha divulgado as datas desses encontros em Manaus, espera-se que ocorram nos meses de março, junho, setembro e novembro do próximo ano.

Nos últimos anos, o G20 já realizou reuniões em diferentes países, como a Índia em 2020, Bali na Indonésia em 2022 e Roma na Itália em 2021. Ao final do último encontro, o Brasil foi escolhido como sede para 2024, porém a cidade não havia sido definida anteriormente.

O G20 é composto pelos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

A criação do G20 ocorreu na década de 1990, um período marcado por diversas crises econômicas. O objetivo era reunir líderes para discutir os desafios econômicos, políticos e de saúde. O G20 foi uma extensão do G7, que é composto por países democráticos e industrializados.

O primeiro encontro dos líderes dos países do G20 aconteceu em 2008. Durante dois dias de debates, o grupo publica um comunicado com as principais conclusões alcançadas. Vale ressaltar que os países não são obrigados a adotar essas conclusões como parte de sua legislação. Além disso, as reuniões bilaterais entre os países são uma parte fundamental desses eventos.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/20/manaus-vai-sediar-reunioes-tecnicas-do-g20.ghtml