Manaus

Indígenas desmentem nota falsa sobre exploração de potássio em Autazes

Na última quarta-feira, dia 10, surgiu uma reportagem com viés questionável nas plataformas digitais sobre a autorização para que a empresa Potássio do Brasil iniciasse suas operações em Autazes, uma área no interior do Amazonas. O grupo de jornalismo CM7 Brasil decidiu investigar essas alegações de desinformação, contando inclusive com documentos que afirmam o suporte dos povos indígenas ao desenvolvimento que a iniciativa promete trazer à localidade.

O documento, endossado por José Antônio da Silva Lima, tuxaua da terra indígena Lago do Paracuúba, revela que apenas uma comissão de líderes está habilitada a representar a voz da tribo. “Desde este instante, REJEITAREMOS a possibilidade de qualquer pessoa se pronunciar ou criar documento em nome da Aldeia Paracuúba sem a permissão do tuxaua e da comissão”, consta em um segmento do documento.

Conforme indicado pela liderança, as alegações da reportagem são falaciosas ao dizer que a comunidade indígena do Lago do Paracuúba enviou uma carta de objeção ao Ministério Público Federal (MPF). “Jamais houve qualquer carta de repúdio em relação ao processo de licenciamento da empresa”, conforme mencionado em outra parte do documento.

A população indígena também critica o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I, e a Rede Eclesial Pan-Amazônica Brasil, que divulgaram um comunicado alegando que se juntariam ao povo de Paracuúba contra a operação da Potássio do Brasil. Entretanto, como apontado em declaração pelo tuxaua José Antônio, essa afirmativa é imprudente e não reflete a verdadeira posição e o desejo da comissão de liderança.

**CONFIRA O DOCUMENTO**

![Documento oficial mostrando o apoio dos indígenas ao projeto.](https://cm7.nyc3.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/04/11213740/WhatsApp-Image-2024-04-11-at-15.05.35-700×1024.jpeg)

Este esclarecimento tem o intuito de dissipar quaisquer mal-entendidos e reforçar o apoio da comunidade indígena ao progresso que a Potássio do Brasil pode trazer à região, desmentindo as fake news que têm circulado nas redes sociais.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/politica/jack-serafim-e-a-escolha-correta-de-david-almeida-para-a-semcom-conheca-trajetoria/