Confira o funcionamento de estabelecimentos em Manaus no feriado de Nossa Senhora da Conceição

Serviços de saúde e comércio funcionam em Manaus no feriado Nossa Senhora da Conceição

Nesta sexta-feira (8), feriado em comemoração à Nossa Senhora da Conceição, alguns serviços públicos essenciais estarão disponíveis para a população de Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a maternidade Dr. Moura Tapajóz, localizada na Zona Oeste, funcionará em regime de plantão 24 horas, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estará disponível para atender casos de urgência através do número 192.

Além disso, a clínica de saúde da família Carmen Nicolau, na Zona Norte, estará aberta das 8h às 18h, oferecendo serviços básicos de assistência. A unidade realiza vacinações, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg). O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) também estará funcionando das 8h às 18h.

No entanto, outras unidades de saúde, como unidades básicas de saúde, policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial e laboratórios, terão o atendimento suspenso, retornando apenas na segunda-feira (11).

Os postos do Sine Manaus, localizados na Zona Sul e no Shopping Phelippe Daou, estarão fechados no feriado, mas voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira. Para acessar os serviços do Sine Manaus, não é necessário fazer agendamento prévio. A população pode comparecer aos postos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, portando os documentos originais e o cartão de vacinação com o esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Em relação ao comércio, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM) divulgou os horários de funcionamento. O comércio do Centro abrirá das 8h às 12h. Os shoppings da cidade terão horários diferenciados, com a maioria abrindo às 10h e fechando às 22h. É importante destacar que esses horários podem sofrer alterações, por isso é recomendado verificar com antecedência.

Além disso, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estará com cem trabalhadores em regime de plantão, atuando em serviços de capinação, lavagem e varrição das ruas de todas as zonas da cidade.

Em relação aos espaços culturais, o Teatro Amazonas estará aberto em meio período, das 9h às 13h. Os Centros Culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça funcionarão no mesmo horário, encerrando as atividades às 13h. Já o Palacete Provincial, o Centro Cultural Povos da Amazônia e a Biblioteca Pública permanecerão fechados, retornando apenas na segunda-feira. A Casa das Artes terá um horário especial de funcionamento das 17h às 21h, devido à programação do Mundo Encantado de Natal. A Galeria do Largo abrirá normalmente das 15h às 20h.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/12/08/veja-o-que-abre-e-fecha-em-manaus-neste-feriado-do-dia-de-nossa-senhora-da-conceicao.ghtml