Polícia

Brasil prorroga isenção de visto para turistas da Austrália, Canadá e EUA

Turistas oriundos da Austrália, Canadá e Estados Unidos, portadores de passaporte comum, receberam uma boa notícia: a entrada em território brasileiro por meio de fronteiras terrestres, portos e aeroportos segue liberada, sem a necessidade de visto. Um novo decreto, revelado em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União na última terça-feira (9), prorrogou a implementação desta exigência documental até o dia 10 de abril de 2025, postergando o plano que estava programado para ser efetivado hoje.

Esta medida inicial, que estava agendada para se iniciar em janeiro deste ano, teve sua execução adiada anteriormente pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE), que argumentou potenciais impactos negativos sobre o fluxo turístico na temporada de alta demanda.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) se pronunciou, informando estar em constante comunicação com companhias aéreas, bem como com associações de operadores e agências de turismo dos países já notificados acerca desta alteração. A Embratur enfatizou especialmente a relevância desta política governamental para sustentar o incremento do número de visitantes internacionais no Brasil, destacando os turistas dos Estados Unidos, que representam o segundo maior grupo de visitantes estrangeiros no país em 2023, contabilizando 668.478 pessoas, ou seja, 11,31% do total. Intrigantemente, a chegada de americanos ao Brasil nos primeiros dois meses deste ano superou em 11% os números registrados no mesmo período do ano passado.

Em 2019, o Brasil abriu suas portas, eliminando a exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. Contudo, a reciprocidade não foi observada na época, pois cidadãos brasileiros ainda necessitavam de vistos para ingressar nesses países.

No entanto, um avanço significativo ocorreu no último ano, quando o Japão e o Brasil concederam mutuamente isenção de visto para estadias de até 90 dias, um acordo que entrou em vigor em setembro.

Para obter mais informações, confira o artigo relacionado sobre as novas exigências de vistos para turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos, destacando como essas mudanças afetam o dinamismo turístico e as relações internacionais.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/