Wilson Lima inspeciona área em Humaitá para novo posto do Corpo de Bombeiros
Na última sexta-feira (02/08), o governador Wilson Lima realizou uma vistoria no local onde será construído o novo posto do Corpo de Bombeiros no município de Humaitá, situado a 590 quilômetros de Manaus, no sul do Amazonas. Durante a visita, o governador também acompanhou a entrega de uma ambulância destinada a aumentar a capacidade de atendimento às vítimas de acidentes na região.
O governador Wilson Lima ressaltou a importância da nova estrutura: “Estamos trazendo a base dos bombeiros para mais perto da cidade, já que atualmente ela está situada em uma área mais afastada. Isso vai reduzir o tempo de resposta das ações do Corpo de Bombeiros. A nova ambulância permitirá um atendimento médico mais rápido, agilizando as ocorrências,” explicou.
A nova instalação será localizada na Rua Cinco de Setembro, no centro de Humaitá. O terreno era anteriormente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), que junto com a Prefeitura, formalizou a doação para o Corpo de Bombeiros.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Freitas, detalhou que a unidade atual está situada a 8 quilômetros do centro urbano, o que prejudica a rapidez nas operações. “Quando a viatura precisa se deslocar para a cidade para atender a população, seja para um incêndio em vegetação ou residência, a distância atrasa nossas ações. Estamos satisfeitos com este novo terreno pois podemos construir um posto, já existem construções no local, mas será melhorado para, futuramente, inaugurarmos a instalação com novas viaturas e mais efetivo,” afirmou.
### Planejamento Estratégico
Segundo o Corpo de Bombeiros, a previsão é que até o segundo semestre de 2025, o local receba o 1º Comando Regional. Este passo é fundamental para aumentar a segurança em Humaitá e melhorar o gerenciamento estratégico das ações da corporação no sul do Amazonas, conhecido como ‘Arco do Fogo’, que anualmente apresenta altos índices de incêndios.
O novo Comando Regional dará suporte à coordenação da Operação Aceiro e outras iniciativas de combate a incêndios florestais. A unidade será comandada por um tenente-coronel com mestrado em Ciências Florestais e Ambientais.
Humaitá é o quarto município do interior com mais focos de incêndio combatidos pelo Corpo de Bombeiros durante a Operação Aceiro 2024. Entre 3 de junho, data de lançamento da missão, e 30 de julho, foram combatidos 600 focos de incêndio na região.