Pagamentos via DOC e TEC serão encerrados na próxima quinta-feira (29)

Entrando em sua quinta década, o sistema de transferência conhecido como Documento de Ordem de Crédito (DOC) está chegando ao fim nesta quinta-feira (29). A partir de agora, nenhuma transação de tal tipo, seja para pessoas físicas ou jurídicas, será processada para transferência entre instituições bancárias diferentes.
No dia 15 de janeiro, as instituições bancárias já haviam interrompido as emissões e agendamentos do DOC, no entanto, aquelas transferências agendadas até o dia 29 de fevereiro continuaram sendo executadas.
Junto ao DOC, encerra também suas operações hoje a Transferência Especial de Crédito (TEC), um meio através do qual as empresas podiam pagar benefícios aos seus funcionários, mas que também caiu em desuso.
Ao longo dos últimos anos, o DOC e a TEC foram perdendo espaço para o Pix, o sistema de transferência instantânea e sem custos desenvolvido pelo Banco Central, dedicado aos indivíduos. O DOC, que foi criado em 1985, permitia a transferência de fundos até as 22h, com a transação sendo efetuada no dia útil subsequente à ordem. Se alguma transferência fosse agendada após este horário, só seria finalizada dois dias úteis mais tarde.
Esse conteúdo tem como fonte de informação a Agência Brasil.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/transacoes-via-doc-e-tec-deixam-de-existir-nesta-quinta-feira-29/