Ônibus retornam a operar em região alvejada por criminosos na Compensa, em Manaus
Ônibus das linhas 110 e 113 voltam a circular pelo bairro Compensa 2 em Manaus
Nesta quarta-feira (3), os ônibus das linhas 110 e 113 retomaram suas rotas pelo bairro Compensa 2, localizado na Zona Oeste de Manaus. Essa volta acontece após um ataque criminoso que ocorreu no final de dezembro de 2023, obrigando os coletivos a interromperem suas operações no local.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em nota oficial, a estação de ônibus foi temporariamente realocada na última quinta-feira (28) por questões de segurança. No entanto, nesta quarta-feira, as operações já estão funcionando novamente no local, conforme afirmou o órgão.
Essa retomada se deu devido ao protesto dos moradores, que ficaram prejudicados com a ausência dos ônibus. Alguns residentes do bairro chegavam a percorrer uma distância de até 2 quilômetros para conseguir pegar um coletivo na Avenida Brasil, principal via do Compensa.
Além disso, a preocupação com o aumento do risco de assaltos também era uma preocupação dos moradores. Com a suspensão das linhas que circulavam pela Rua da Prosperidade, também foram afetadas as linhas 08 (via Aleixo) e 019 (via São Jorge, via Marinho e via Centro).
No dia 28 de dezembro de 2023, ocorreram ataques criminosos no bairro Compensa. Os criminosos dispararam contra uma viatura policial e incendiaram um ônibus. Até o momento, três pessoas foram presas em relação a esses incidentes.
Os ataques ocorreram em um curto intervalo de tempo. Por volta das 22h, os criminosos atiraram contra a viatura da Polícia Militar que transitava na Avenida Brasil, sentido bairro/Centro. Logo em seguida, por volta das 23h, um ônibus da linha 113 foi incendiado na estação de transporte coletivo situada na Rua da Prosperidade.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para conter as chamas no veículo, que acabaram se alastrando e afetaram uma casa e uma escola municipal próxima ao local do incêndio. Após o controle do fogo, constatou-se que o ônibus foi completamente destruído.
O incêndio também causou danos à rede elétrica da área, resultando em um curto-circuito. A Amazonas Energia foi chamada para desligar a fiação.
No dia seguinte (29 de dezembro), a empresa responsável pelo ônibus incendiado fez a retirada dos restos do veículo do local.