Meetup Acelera discute desafios da piscicultura na Amazônia em seu terceiro encontro
Encontro do “Meetup Acelera” discute desafios da piscicultura na Amazônia
Na tarde desta quinta-feira (19), em Manaus, aconteceu o terceiro encontro do “Meetup Acelera”, que teve como foco os desafios do pescado, manejo e a piscicultura na região amazônica. O evento, realizado pela Fundação Rede Amazônica (Fram) em parceria com o Impact Hub Manaus e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), contou com a participação de representantes de startups e organizações.
O Amazonas enfrenta uma seca severa em seus rios, o que tem impactado diretamente as famílias que dependem da pesca como sustento. Diante desse cenário, é fundamental unir iniciativas que promovam o debate e ofereçam soluções e alternativas econômicas para a região, compartilhando experiências daqueles que vivem na Amazônia. O Instituto Mamirauá, por exemplo, apresentou suas experiências de piscicultura na região, o que foi muito valorizado pela diretora institucional da Fundação Rede Amazônica, Mariane Cavalcante.
Carol Barbosa, coordenadora de projetos do Idesam, ressaltou a importância da piscicultura para a região e a necessidade de fortalecê-la ainda mais. Durante o evento, serão discutidos os benefícios que a piscicultura pode trazer para a região nesse momento tão crítico de seca.
Este ano, o “Meetup Acelera” aborda a bioeconomia como tema central. A proposta é realizar cinco encontros do evento até o final do ano.
Segundo Marcos Rocha, gestor de comunidades do Impact Hub, além de abordar o manejo de pesca e piscicultura, o evento também serve como ponto de encontro para diferentes atores, como empresas privadas, órgãos públicos e startups que já estão desenvolvendo projetos relacionados à bioeconomia e atuando no desenvolvimento da região.
O “Meetup Acelera” se consolida como um espaço importante para discutir os desafios da piscicultura na Amazônia e encontrar soluções que promovam o desenvolvimento econômico sustentável da região.