Polícia

Lula apoia a preservação da zona de paz na América do Sul

Em declarações recentes à imprensa após uma reunião com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva reiterou seu compromisso com a preservação da paz na América do Sul. Esta defesa foi realizada durante sua visita oficial à Georgetown, a capital da Guiana, na quinta-feira (29).

Lula acredita firmemente que a relação harmoniosa do Brasil com a Guiana é fundamental na estratégia nacional de contribuir para o desenvolvimento regional e garantir que a América do Sul continue sendo um refúgio de paz no mundo. Ele enfatizou que a guerra é danosa e só causa destruição a infraestruturas, vidas humanas, sem contar o sofrimento que provoca. Em contraste, ele afirmou que a paz traz prosperidade, promove a educação, fomenta a criação de empregos e oferece uma tranquila existência aos cidadãos. Lula destacou que o Brasil pretende ser um promotor deste tipo de ambiente na América do Sul e além.

A situação territorial em disputa entre a Guiana e a Venezuela, conhecida como o conflito de Essequibo, foi discutida. Os dois países já concordaram em resolver o assunto sem recurso à força, através de um acordo alcançado em dezembro de 2023 com a medição de entidades regionais e vários outros países, incluindo o Brasil.

Com relação a esta questão, no entanto, Lula parou de dar detalhes em sua declaração. Ao invés disso, enfatizou que expressará gratidão a Ralph Gonsalves, o Primeiro Ministro de São Vicente e Granadinas, que atuou como “coordenador das conversas entre Guiana e Venezuela”. O presidente brasileiro irá em seguida, viajar para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, onde irá participar da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) agendada para sexta-feira (1º). Gonsalves atualmente preside pro-tempore a Celac.

Lula expressou esperança de que a reunião resulte em um encontro frutífero e harmonioso, no qual todas as partes se comprometam a perseguir a paz, prosperidade, alegria e amor.

Conteúdo oriundo da fonte Agência Brasil

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/lula-defende-manutencao-de-zona-de-paz-na-america-do-sul/