Hospital Adriano Jorge incorpora tecnologia avançada em cirurgias, acelerando recuperação dos pacientes
Os equipamentos de alta tecnologia adquiridos pelo Governo do Amazonas este ano têm mostrado grande eficiência e eficácia nas cirurgias realizadas na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) desde julho, acelerando a recuperação dos pacientes. Estes avanços, segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, representam um marco na saúde pública do Estado.
A unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu três torres de videolaparoscopia e um dispositivo a laser de alta potência, o Thulium Fiber Dust, para intervenções urológicas. Esses equipamentos oferecem maior resolutividade e segurança aos pacientes. Os investimentos em tecnologias avançadas e emendas parlamentares possibilitaram essas aquisições. Desde julho, 42 pessoas já foram beneficiadas com os novos equipamentos.
Nayara Maksoud destaca que esse investimento em tecnologia e inovação demonstra o compromisso do Governo do Amazonas em oferecer tratamentos de excelência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os investimentos fazem parte do programa Saúde Amazonas, desenvolvido pelo governo. Com tecnologia de ponta e alta resolutividade, os novos equipamentos proporcionam uma recuperação mais rápida aos pacientes, menos dor pós-operatória e prevenção de infecções. É um marco na saúde pública do nosso Estado”, afirmou.
O diretor-presidente da FHAJ, Dr. Ayllon Menezes, explica que, além dos procedimentos urológicos, a técnica laparoscópica é também utilizada em cirurgias de vesícula e bariátricas, favorecendo uma recuperação mais rápida e reduzindo os riscos de complicações. Ele acrescenta que, nas operações urológicas, os novos equipamentos são usados no tratamento da próstata e na fragmentação de cálculos renais, ureterais e de bexiga.
“O novo equipamento a laser de alta potência tem sido utilizado com sucesso no tratamento da hiperplasia benigna da próstata e na fragmentação de cálculos renais, ureterais e de bexiga. Ao todo, 30 pacientes foram submetidos a procedimentos urológicos e 12 a cirurgias gerais”, pontuou Menezes.
Segundo o gerente das Clínicas Cirúrgicas da FHAJ, Dr. Márcio Cortez, a versatilidade das torres de vídeo é essencial para diversas especialidades cirúrgicas, incluindo otorrinolaringologia, cirurgia torácica, do aparelho digestivo e ortopédica.
Cortez destaca que entre maio de 2023 e janeiro de 2024 houve uma intensificação de cirurgias videolaparoscópicas de vesícula na FHAJ. “Nesse período, realizamos 160 procedimentos”, afirmou.
Com informações da Agência Brasil