Polícia

Embarcação localizada no Pará tinha como destino as Ilhas Canárias, informa Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) avaliou que o destino final da embarcação localizada na costa do Pará, no último sábado (13), era as Ilhas Canárias, situadas na Espanha. Esse arquipélago é comumente utilizado como corredor migratório para aqueles que visam adentrar o continente europeu. De acordo com a PF, todas as evidências levam a crer que a embarcação teve como ponto de partida a Mauritânia, situada no continente africano, e inadvertidamente seguiu uma corrente oceânica em direção ao Brasil.

Em um achado sombrio, a equipe descobriu nove corpos a bordo do barco, o que leva a estimação de que havia, no mínimo, 25 indivíduos na embarcação. Este barco, de fabricação rudimentar e desprovido de equipamentos básicos como leme, motor ou qualquer tipo de sistema de direção, se tornou o cenário de uma tragédia. “Foram localizados, ao todo, nove corpos, com oito deles situados dentro do próprio barco e um nono achado nas proximidades, sob condições que insinuavam ser parte do mesmo grupo de vítimas”, comunicou a PF.

A análise preliminar, conduzida em parceria com a Polícia Científica do Pará, revelou que os documentos e pertences encontrados juntamente com os corpos apontam que eram migrantes originários do continente africano, mais precisamente das regiões da Mauritânia e Mali. Não se descarta a possibilidade de as vítimas possuírem outras nacionalidades.

Ademais, a Polícia Federal relembrou um acontecimento parecido ocorrido em 2021, quando os corpos em decomposição de três pessoas foram descobertos em uma embarcação à deriva no litoral do Ceará, não muito distante de Fortaleza, a capital do estado.

As informações são cortesia da Agência Brasil.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/