Cerca de 10 toneladas de carvão ilegal são apreendidas em madeireira de Humaitá
Cerca de 10 toneladas de carvão vegetal ilegal foram apreendidas, nessa quinta-feira (20), em uma madeireira no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). A ação foi realizada pelo Batalhão Ambiental, da Polícia Militar, durante a operação “Tamoiotatá”.
Segundo a polícia, o local não apresentou licenciamento ambiental, e o responsável foi conduzido à delegacia para responder pelo crime.
De acordo com o relatório da ocorrência, as equipes policiais estavam em fiscalizações no município quando avistaram um caminhão em atitude suspeita na BR-319, entrando em uma vicinal. O veículo estava em deslocamento para a madeireira.
Em uma grande extensão de terra, o estabelecimento possuía seis fornos em funcionamento e outros seis fornos em construção. O responsável não possuía Licença de Operação para atividade de exploração e beneficiamento de carvão vegetal.
Devido à irregularidade, os policiais militares apreenderam 397 sacos de 20 quilos e 526 sacos de 4 quilos com carvão vegetal, totalizando 50 metros de carvão (MDC). A quantidade é equivalente a 10 toneladas de madeira queimada.
O material apreendido e o responsável pela madeireira foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Humaitá, onde o caso foi registrado.