Atleta do Pelci elogia programa ao superar crises de ansiedade com esporte

Na vibrante cidade de Manaus (AM), Maria Vitória, uma jovem atleta de apenas 11 anos, está transformando sua vida através do futebol, uma modalidade esportiva do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). Antes considerada uma criança agitada, marcada por sinais de nervosismo e ansiedade, Maria encontrou no esporte uma maneira eficaz de melhorar consideravelmente esses aspectos. Suas atuações no estádio Ismael Benigno, conhecido como Colina, são um testemunho do seu crescimento pessoal e esportivo.

A prática esportiva, que ocorre três vezes por semana e soma um total de uma hora de treinamento em cada sessão, tem sido fundamental na evolução de Maria Vitória. Nota-se um avanço significativo na sua lateralidade, coordenação motora e, principalmente, no incremento do foco em seu aprendizado.

Expressando sua paixão pelo projeto e pela modalidade, Maria Vitória não esconde suas aspirações: “Eu gosto muito de estar aqui no Pelci, de treinar futebol e meu maior sonho é jogar na Arena da Amazônia”, celebra com entusiasmo a jovem atleta.

Maria Vitória é atleta da modalidade futebol. Foto: Divulgação/Sedel

Marcelo Massulo, pai da atleta, enfatiza a relevância do esporte na transformação comportamental de sua filha. Relata que, antes de integrar o Pelci, Maria era uma criança ansiosa, com dificuldades de dormir e limitações sociais evidentes. “Com o futebol, a ansiedade dela dissipou-se. Hoje, observamos uma criança mais serena, paciente e que apresenta melhorias significativas tanto em casa quanto na escola. É uma felicidade imensa para mim ver o desenvolvimento dela”, compartilha o pai.

Fábio Gomes, treinador de futebol do Pelci, complementa essa visão, ressaltando que o futebol serve como um catalisador para uma interação social mais efetiva entre as crianças, além de contribuir para a melhoria da coordenação motora e cognitiva. “Maria Vitória inicialmente tinha dificuldades em desenvolver interação social, mas progressivamente está apresentando resultados surpreendentemente positivos”, afirma.

Atualmente, o programa do Governo do Amazonas abriga mais de 62 núcleos pela cidade de Manaus, expandindo-se a estádios como Carlos Zamith e Oswaldo Frota, e tem como meta promover a qualidade de vida e o combate ao sedentarismo entre os jovens.

No cenário esportivo de Manaus, o Pelci continua a destacar-se, cultivando talentos e promovendo mudanças significativas na vida de mais de 15 mil atletas em diversas modalidades no estado do Amazonas, incluindo histórias inspiradoras como a de Maria Vitória, cujo progresso no atletismo é um verdadeiro motivo de celebração.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/