Após casos suspeitos de coronavírus no AM, arquidiocese orienta fieis sobre cuidados durante missas

Medida ocorre após a suspeita de seis casos da doença no Estado. Desse total, quatro foram descartados e dois aguardam os laudos.

A arquidiocese de Manaus divulgou orientações aos fiéis quanto a medidas de prevenção ao novo coronavírus durante as missas. Uma das recomendações é evitar contato de mãos nas celebrações. A medida ocorre após a suspeita de seis casos da doença no Estado. Desse total, quatro foram descartados e dois aguardam os laudos.

As recomendações da arquidiocese, divulgadas no dia 7, são direcionadas, ainda, a padres, diáconos e demais membros religiosos.

“As investigações sobre transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas sabe-se que a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. Neste contexto, nossa Arquidiocese deseja orientar e recomendar alguns cuidados como medidas preventivas básicas, seguindo recomendações de agentes de saúde”, diz um trecho do comunicado.

Na liturgia, a arquidiocese pede que fieis recebam a comunhão eucarística nas mãos, e que o ato de invocação de bênção seja feito sem contato com a mão.

Esse cuidado vale, também, para o momento de pedir bênção aos padres e aos bispos.

“As orientações propostas sirvam para o bem de todos, ajudando-nos no cuidado com a vida e a alegria de viver como testemunhas de uma autêntica cultura da fraternidade que a quaresma e a Campanha da Fraternidade nos propõem”, divulgou a Igreja Católica.