Anvisa fiscaliza uso de máscara em Aeroporto de Manaus; multa pode chegar a R$ 2 mil
Fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizaram, nesta quinta-feira (25), uma fiscalização no Aeroporto internacional de Manaus para verificar se os passageiros estão usando corretamente máscaras de proteção contra a Covid-19.
De acordo com o superintendente regional da Anvisa, Jefferson Caldas, a ação ocorre no mesmo dia em que o órgão publicou um documento, com força de lei, determinando o uso obrigatório da proteção em todos os aeroportos e terminais do país.
“A orientação é para quem vem viajar e para quem trabalha aqui também. Temos detectado que algumas pessoas não tem utilizado o tipo de máscara correta, como máscara com apenas uma camada, protetor facial sem máscara, ou máscara de acrílico, lenços como máscara. Não pode”.
Já para quem descumprir a determinação, a Anvisa deve aplicar multas, que variam a partir R$ 2 mil. O passageiro que, mesmo assim, se recusar a usar a proteção pode, inclusive, ser retirado do voo. “A legislação da Anvisa permite que essas pessoas que descumpram a regra, sejam autuadas. E caso isso permaneça, acionaremos a Polícia Federal e elas serão penalizadas”.
O operador de máquinas Márcio Prada, de 37 anos, foi uma das pessoas que foram orientadas pela equipe da Anvisa a trocar de máscara. Segundo ele, a ação reforça no combate ao coronavírus.
“Às vezes, a máscara é muito antiga e nem serve mais. E com essa ação a gente se conscientiza, se sente mais seguro também, né?”.