Manaus

Acusado de matar homem com cadeirada é condenado a mais de 23 anos de prisão em Manaus

Francisco Inácio de Oliveira Filho, mais conhecido como “Cambeba”, foi condenado a 23 anos e três meses de prisão. Ele é acusado de matar com uma cadeirada na cabeça, Francisco Ramos da Silva, em janeiro de 2019.

A Ação Penal de Competência do Júri foi julgada na sexta-feira (14), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, em Manaus. A sentença foi determinada pelo Conselho de Sentença de 2.ª Vara do Tribunal do Júri. “Cambeba” ficará preso em regime inicial fechado. Da sentença, cabe apelação.

Durante interrogatório, Francisco Inácio alegou que somente quis dar um susto na vítima, como se fosse uma brincadeira, mas que esta se desequilibrou e caiu batendo a cabeça no chão.

O crime ocorreu na noite de 9 de janeiro de 2019, na rua Arquiteta Angelina Cruz, Nova Cidade, Zona Norte de Manaus e a vítima morreu um ano e um mês após, 9 de março de 2020, depois de passar por cirurgias neurológicas.

Após a instrução em plenário, a acusação sustentou a condenação do acusado pelo crime de homicídio qualificado pelo recurso que impossibilitou a defesa da vítima e a retirada da qualificadora do motivo fútil.

A defesa do réu, por sua vez, pediu a absolvição do acusado por ausência de provas suficientes para a condenação e pela desclassificação para homicídio culposo, por ausência de nexo causal, e pelo afastamento das qualificadoras constantes na denúncia.

Os jurados entenderam que Inácio foi o causador da morte de Francisco Ramos e o condenaram de acordo com a tese do promotor de justiça.