Manaus

Desembargadores e juízes são investigados pela PF em esquema de desvio de R$ 14 milhões

Brasil – A Operação 18 Minutos, realizada pela Polícia Federal na quarta-feira (14), está investigando quatro desembargadores e dois juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão por suspeita de manipulação de decisões judiciais e desvio de recursos do Banco do Nordeste.

Entre os suspeitos, encontram-se importantes figuras do judiciário maranhense, como a desembargadora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa, que é cunhada do ex-presidente José Sarney; o desembargador Marcelino Everton Chaves; o desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho; o desembargador Antônio Pacheco Guerreiro Júnior; a juíza Alice de Sousa Rocha; e o juiz Cristiano Simas de Sousa. Além desses, o ex-juiz Sidney Cardoso Ramos também está citado na investigação.

Conforme as apurações realizadas, a organização criminosa era formada por três núcleos, que envolviam ex-funcionários do banco, advogados e magistrados. Um dos casos em investigação é o desvio de R$ 14 milhões, montante proveniente de uma decisão judicial do TJ do Maranhão que está sendo questionada.

Veja a nota do TJMA: “O TJMA colabora com a operação da PF determinada pelo STJ. O Tribunal de Justiça do Maranhão comunica que tem colaborado com a ‘Operação 18 minutos’, realizada pela Polícia Federal, cumprindo determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na manhã desta quarta-feira (14/08), em algumas unidades do prédio-sede do TJMA e do Fórum de São Luís. Com fundamento no princípio da transparência e governança, o TJMA atende à determinação do STJ, que expediu mandados de busca e apreensão para a realização da operação pela PF.“

Leia mais:

Poderosos na mira: PF deflagra operação em condomínio de luxo em Manaus

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Fonte: https://portaltucuma.com.br/pf-investiga-desembargadores-e-juizes-por-desvio-de-r-14-milhoes-gc25/