Igarapé no Monte Horebe passa por avaliação preliminar da qualidade da água
Após a desocupação, a equipe técnica de Recursos Hídricos também será envolvida nos trabalhos de campo.
Um curso d’água conhecido como Igarapé do Geladinho, localizado na ocupação irregular Monte Horebe, na zona norte de Manaus, foi o ponto de partida para o planejamento das ações de recuperação ambiental. Na última sexta-feira (06), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) esteve no local para uma avaliação prévia da qualidade do corpo hídrico e da área de entorno.
O Igarapé do Geladinho tem a nascente localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Adolpho Ducke. O fluxo das águas segue pelos fundos de uma área que já recebeu os atendimentos sociais do Governo do Estado e está, em grande parte, desocupada.
“Ao visitar o local, percebemos que as funções ecológicas dessa área estão, aparentemente, bem conservadas, apesar do avanço da ocupação. Ainda assim, é necessário fazer um levantamento completo. Para isso, pretendemos trazer uma equipe com drones para realizar o mapeamento geoespacial”, disse o secretário da Sema, Eduardo Taveira,.
Ainda segundo o secretário, após a desocupação total, a equipe técnica de Recursos Hídricos também será envolvida nos trabalhos de campo. “O objetivo é verificar a qualidade da água nas várias partes do igarapé. A partir disso, definiremos os projetos que serão adotados para efetiva recuperação da área”, completou.