Navio Viking Sea inicia temporada de cruzeiros 2023/2024 em Manaus nesta terça-feira
Nesta terça-feira, 30/1, o porto da cidade de Manaus foi palco da chegada do cruzeiro norueguês MS Viking Sea, originário de San Juan, a capital de Porto Rico. Esta é a segunda embarcação de grande porte a ancorar em Manaus desde que a cidade reabriu suas ancoragens para navios deste tamanho. A bordo, vieram 928 turistas e uma tripulação de 465 pessoas. A grande maioria, ou seja, cerca de 95%, eram turistas vindos dos Estados Unidos.
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus, uma instituição gerida pela Prefeitura da cidade, está nos Centros de Atendimento ao Turista do porto da cidade e do Pavilhão Universal, situado em frente à Praça Tenreiro Aranha. Além de fornecer uma calorosa recepção aos recém-chegados, a Fundação realiza pesquisas de satisfação e distribui panfletos informativos sobre a cidade de Manaus.
Reginei Rodrigues, o diretor-presidente da Fundação, expressou entusiasmo pelo aumento da movimentação financeira que a presença destes turistas traz para Manaus e pela oportunidade de aumentar o fluxo turístico na capital do Amazonas.
De acordo com Rodrigues, “Manaus está se configurando crescentemente como um dos destinos mais desejados por turistas de todas as partes. Com a chegada desses visitantes internacionais, é esperado que haja uma elevação significativa na economia da cidade. Estamos prontos para receber esses viajantes, que representam uma fonte de receita substancial e, consequentemente, incentivam o turismo na região amazônica.”
Os passageiros do Viking Sea permanecerão em Manaus até amanhã, quarta-feira, 31/01. Eles partirão da cidade em uma aeronave charter. Já no mesmo dia, a cidade receberá a visita de mais 800 turistas vindos de Miami, que também chegarão em um voo charter e embarcarão no navio. A previsão é que o cruzeiro parta às 14h da quinta-feira, 1º de fevereiro, rumo a Parintins, outra cidade amazonense.
A receita estimada que será gerada com a passagem do MS Viking Sea por Manaus chega a R$ 8 milhões. A temporada de cruzeiros de 2023/2024, que já começou, continuará até abril.
— — —
Por Oliveira Junior / Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult)
Fotografias: Cadu Castro / Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult)