Polícia

Início do prazo para transferência temporária de local de votação é nesta segunda-feira (22)

No Brasil, iniciou-se nesta segunda-feira, dia 22, a oportunidade para eleitores que desejam realizar a mudança temporária de sua seção ou local de voto. Essa opção está disponível exclusivamente para alterações dentro do mesmo município de inscrição do eleitor. Vale ressaltar que o prazo para efetuar essa solicitação é limitado, encerrando-se em 22 de agosto. Este ano, o primeiro round das eleições municipais será no dia 6 de outubro.

Conforme informações liberadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente eleitores com a situação regularizada junto ao cadastro eleitoral podem fazer uso deste recurso. O propósito por trás desta medida é o de “facilitar para que indivíduos, seja por motivos de trabalho, dificuldades para se locomover ou porque estejam momentaneamente privados de sua liberdade, tenham a capacidade de votar em locais diferentes dos que foram inicialmente designados”.

Dentro do conjunto de eleitores que têm o direito de solicitar esta mudança temporária, encontram-se os detentos provisórios e menores em unidades de reclusão; militares, membros da segurança pública e guardas municipais em serviço; pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção; integrantes de comunidades indígenas e quilombolas, assim como aqueles que fazem parte de comunidades tradicionais ou moram em assentamentos rurais; além de juízes (incluindo os auxiliares), funcionários da Justiça Eleitoral e promotores dedicados à esfera eleitoral.

Para obter mais informações sobre a transferência temporária de local de votação, é recomendado acessar diretamente o site do TSE.

Esta atualização chega a você cortesia da Agência Brasil.