ConflitoMundoPolítica

Explosão massiva atinge Síria após ataque de Israel; assista ao vídeo

Conflito em Tartus: Forças de Israel Atacam a Síria

Mundo – As forças israelenses intensificaram seus ataques na Síria entre domingo (15) e segunda-feira (16), causando uma explosão significativa no porto de Tartus. Este porto é a principal base naval utilizada pela Rússia, conforme acordo com o regime de Bashar al-Assad, que foi derrubado recentemente.

Desde a queda de Assad, Tel Aviv vem mirando o que considera ser o arsenal estratégico sírio, incluindo depósitos de armas tanto convencionais como químicas, além de lançadores de mísseis balísticos. A preocupação do governo de Netanyahu é que os radicais islâmicos, que agora controlam Damasco, possam usar essas armas contra Israel.

Explosão em Tartus

A explosão em Tartus ocorreu no início da madrugada de segunda-feira, ainda noite de domingo no Brasil, e foi extremamente violenta. Isso indica a possível utilização de bombas projetadas para destruir bunkers, visando depósitos subterrâneos das forças sírias.

De acordo com a ONG britânica Observatório Sírio dos Direitos Humanos, sismógrafos registraram um tremor semelhante a um pequeno terremoto de 3 graus na escala Richter. Este foi o maior ataque israelense à Tartus desde o início da guerra civil em 2011.

Nas redes sociais, o imenso cogumelo de fumaça e a onda de choque foram interpretados como uma explosão nuclear, embora não tenha sido o caso. Israel possui 90 bombas nucleares em seu arsenal, mas não as utilizou neste ataque.

[video_shortcode]

Reações e Consequências

Os detalhes ainda são incertos, mas blogueiros militares russos sugerem que Tel Aviv teria informado Moscou sobre o ataque antecipadamente. Após a queda de Assad, que fugiu para a Rússia, navios russos de Vladimir Putin se distanciaram da costa e estão em alerta.

No momento, ainda não é possível determinar se ativos ou pessoal russo foram afetados pela explosão, dada sua magnitude. As Forças de Defesa de Israel não comentaram oficialmente sobre a ação, que foi confirmada como israelense por analistas russos e israelenses, além da ONG mencionada.

 

* Com informações da Folha de São Paulo

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/mundo/ataque-de-israel-causa-explosao-gigante-na-siria-veja-video/