Política

DESESPERO: Alberto Neto utiliza pesquisa de instituto sem histórico de acertos, ligada a Sabá Noronha; Confira

O Instituto Marca Pesquisa + Mercado divulgou, na manhã desta segunda-feira (14), uma pesquisa realizada em Manaus referente ao segundo turno das eleições. Este levantamento tem sido aproveitado pela campanha de Alberto Neto (PL) para estimular seus apoiadores. Contudo, até hoje, o instituto não acertou um único resultado e é de propriedade do publicitário Sabá Noronha. Ele está sob investigação da Polícia Federal na operação Nirmata, por produzir deepfake contra David Almeida (Avante), que é oponente de Alberto Neto. De acordo com informações da Receita Federal, o instituto foi criado em junho de 2023. No Instagram, a Marca conta com apenas 9 seguidores, e sua primeira publicação ocorreu no dia 7 de junho deste ano, apresentando sua pesquisa inicial.

Errou todas as previsões

A primeira “previsão equivocada” foi divulgada em Goiânia, prevendo Gustavo Gayer e Vanderlan Cardoso nos dois primeiros lugares. Todavia, quem se classificou para o segundo turno foram Fred Rodrigues e Mabel, que havia aparecido em 5º lugar na pesquisa.

O segundo “equívoco” foi em Natal (RN), onde Carlos Eduardo foi apontado em primeiro com 14,27%, seguido por Paulinho Freire com 9,88% e Natália Benevides com 6,22%. Entretanto, Carlos Eduardo nem foi para o segundo turno, que atualmente é disputado por Paulinho e Natália.

O terceiro erro ocorreu em Belo Horizonte (MG), com a pesquisa mostrando Mauro Tramonte em primeiro com 27,26%, Bruno Engler com 10,22% e Duda Salabert com 8,34%. Contudo, quem de fato está no segundo turno são Engler e Fuad Nomam.

Alerta sobre manipulação

Diante desse histórico e das associações do instituto, há um alerta nas campanhas adversárias e na justiça eleitoral. Existe a possibilidade de que institutos de pesquisa possam ser usados para liberar resultados manipulados.

Fonte: https://portaldojj.com.br/desespero-alberto-neto-usa-pesquisa-de-instituto-que-nunca-acertou-resultado-e-pertence-a-saba-noronha-veja/