Polícia

Parintins registra 278 atendimentos médicos com casos de dor no corpo, vômitos, febre e diarreia.

No decorrer do último dia do 57º Festival de Parintins, ocorrido no domingo (30), um total expressivo de 278 pessoas procurou os atendimentos médicos disponíveis nas diversas unidades de saúde da localidade. Essa movimentação é parte dos cuidados contínuos oferecidos, conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A vigilância e monitoramento deste grande fluxo estão a cargo da Fundação de Vigilância em Saúde-Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), uma importante esfera da SES-AM.

Aliás, em destaque, durante as estimulantes performances dos bois bumbás Caprichoso e Garantido, entre as 20h de domingo (30) e as 2h30 da manhã de segunda-feira (1º), houve 55 circunstâncias de atendimento nos dois ambulatórios estrategicamente montados pelo Governo do Amazonas no emblemático Bumbódromo.

Em um panorama mais abrangente, observando os quatro dias de festividades que iniciaram na quinta-feira (27) com a acolhedora Festa dos Visitantes e culminaram no domingo (30), foi registrado um impressionante número de 891 atendimentos nas unidades de saúde da encantadora Parintins. Distribuídos harmoniosamente, foram 92 atendimentos na quinta-feira (27), 176 na sexta-feira (28), espantosos 345 no sábado (29) e 278 no encerramento, domingo (30).

Nayara Maksoud, a secretária de Estado de Saúde, salientou que, neste ano, houve um aumento nas demandas dos ambulatórios do Bumbódromo e nas demais unidades de saúde. Curiosamente, muitos dos atendimentos estiveram relacionados a casos de desidratação. “A infraestrutura promovida pela SES demonstrou capacidade de responder prontamente as necessidades de saúde da população durante o festival. Ininterruptos, os ambulatórios do Bumbódromo mantiveram-se operantes, inclusive durante a apuração dos resultados do Festival”, disse ela.

No que tange ao cenário epidemiológico de detalhe, dentre os 278 atendimentos de domingo, 142 pessoas procuraram os hospitais da localidade, 81 dirigiram-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bumbódromo, 32 ao ambulatório vermelho e 23 ao ambulatório azul. Os principais desconfortos relatados foram dores no corpo (14%), vomitos (19%), febre (19%), diarreia (17%) e cefaleia (15%).

As informações são cortesia da assessoria.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/parintins-registra-278-atendimentos-medicos-no-ultimo-dia-com-casos-de-dor-no-corpo-vomitos-febre-e-diarreia/