Polícia

Ministério definirá esta semana calendário de vacinação contra dengue

Nesta semana, o Ministério da Saúde pretende anunciar o calendário para a vacinação contra a dengue, conforme revelado pela ministra Nísia Trindade, durante sua visita ao Rio de Janeiro na última segunda-feira (5). A iniciativa do governo para a imunização, direcionada inicialmente para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, prevê o início ainda neste mês nos municípios selecionados.

“Nossa iniciativa atual se concentra em jovens de 10 a 14 anos nos municípios que tiveram elevação nos casos de dengue nos últimos anos e também onde o sorotipo 2 é mais prevalente, que é o tipo de vírus intimamente associado ao aumento dos casos que temos observado em algumas cidades, muitas vezes com complicações graves”, explicou Nísia Trindade.

A ministra enfatizou que, embora a vacina seja uma ferramenta crucial na luta contra a dengue, seu efeito não será imediato. Portanto, destacou a importância de medidas de prevenção, como a eliminação de água parada dentro das residências, ambientes propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

“No momento, a vacina não oferece uma solução rápida para a situação atual pois ela é administrada em um intervalo de três meses e consiste em duas doses. Contudo, ela é de suma importância e representará uma estratégia gradativa para controlar a dengue, com o intuito de, no futuro, minimizar o problema significativo de saúde pública que a doença representa”, elucidou.

O Ministério da Saúde planeja realizar pesquisas em alguns locais durante a aplicação da vacina para acompanhar a eficácia da imunização.

A ministra garantiu que a vacina é eficaz e segura, contudo, ressaltou a necessidade de ampliar sua aplicação. “O Ministério da Saúde lidera o esforço nacional para avaliar a capacidade de expansão da atual vacina aprovada, produzida pela Takeda, além da candidata ao processo de aprovação de vacinas, desenvolvida pelo Instituto Butantan, que recentemente divulgou seus excelentes resultados de pesquisas de fase 3. Então, estamos em um esforço conjunto”, salientou.

Nísia Trindade mencionou que o governo federal está trabalhando em um plano para aumentar o número de locais para a liberação de mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia. Esta bactéria impede o desenvolvimento dos vírus causadores de dengue, zika e chikungunya dentro do mosquito.

Em sua visita ao Rio de Janeiro, a ministra inaugurou o primeiro de dez centros de atendimento a pacientes com suspeita de dengue que serão abertos na cidade até o final desta semana.

Nestes centros, os pacientes poderão realizar testes rápidos para a detecção da dengue e receberão atendimento inicial, incluindo hidratação com soro. Se necessário, os pacientes serão encaminhados para internação em unidades hospitalares. A cidade entrou em estado de emergência na última segunda-feira devido ao aumento dos casos da doença.

“O Rio registrou 11 mil casos de dengue apenas em janeiro. Chegamos a 360 internações na cidade, o que teve um impacto significativo na rede de assistência à saúde. Por isso, estamos ampliando nossa capacidade instalada para atender todas as pessoas que apresentem sintomas de dengue. Solicitamos a qualquer pessoa que esteja com dor no corpo, febre ou dor de cabeça, que procure uma unidade básica de saúde ou um de nossos centros de atendimento”, concluiu o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Informações fornecidas pela Agência Brasil.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/ministerio-define-esta-semana-calendario-de-vacinacao-contra-dengue/