Polícia

Prefeitura de Manaus faz apelo à população após confirmação de 809 casos de dengue

Com o objetivo de reforçar o combate à dengue na capital, o governo municipal de Manaus salienta a importância do envolvimento da população nos esforços para lidar com a atual situação epidemiológica. Dados do mais recente Boletim Epidemiológico de Arboviroses, que é fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), evidenciam que entre 1º e 27 de janeiro, a cidade contabilizou um total de 809 casos confirmados de dengue, com 74 desses casos sendo registrados somente na última semana, de 21 a 27 de janeiro.

As regiões Oeste, Leste e Sul são as mais afetadas, com 255, 245 e 225 casos confirmados, respectivamente. Nesse sentido, essas áreas estão recebendo atenção extra do governo municipal, que alerta que a cidade está em estado de alerta. Portanto, as equipes de saúde estão intensificando os esforços de prevenção e controle e continuam acompanhando de perto a situação epidemiológica.

Shádia Fraxe, a Secretária Municipal de Saúde, esclarece que, embora alguns municípios do país estejam em estado de emergência – normalmente decretado quando a capacidade de resposta do governo à situação epidemiológica está comprometida e há registro de óbitos – Manaus, no momento, não enfrenta essa realidade.

Contudo, Shádia aponta para a necessidade da sociedade se engajar na erradicação dos criadouros, sendo esta a ação mais eficiente para combater as arboviroses. “Nós precisamos que todos participem para incorporar em suas rotinas a estratégia ‘Check List 10 Minutos contra Dengue’, que deve ser praticada semanalmente em casa, no trabalho e na escola. Também é importante adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes, especialmente para gestantes, que estão em risco de contágio do vírus Zika”, alerta Shádia.

Sobre as estratégias de combate, Marinélia Ferreira, diretora Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador, explica que as principais táticas da Semsa incluem controle vetorial, notificação de casos e a atuação de um time especializado para investigar e monitorar pessoas com sintomas de arbovirose.

Marinélia destaca, todavia, que o uso do fumacê não deve ser visto como ações prioritárias no enfrentamento das arboviroses, pois este método é eficaz apenas contra o mosquito adulto, e não possui nenhum impacto sobre as larvas. “A concentração de nossos esforços deve estar na eliminação dos criadouros. O fumacê é uma medida secundária”, explica.

Dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) revelam que os bairros que mais registrarão casos são os de Compensa, Redenção, Alvorada e Santo Antônio, na Zona Oeste, com 255 casos. Em segundo lugar está a Zona Leste, com 245 casos, nos bairros Colônia Antônio Aleixo, São José Operário, Jorge Teixeira e Gilberto Mestrinho. A Zona Sul tem 225 casos confirmados, com mais registros nos bairros Centro, Petrópolis, Japiim e Nossa Senhora das Graças. A Zona Norte, por sua vez, registou 83 casos, na sua maioria nos bairros Cidade Nova, Monte das Oliveiras, Colônia Terra Nova e Colônia Santo Antônio.

Com informações da assessoria.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/alerta-em-manaus-809-casos-de-dengue-confirmados-e-prefeitura-pede-apoio-da-populacao/