Amazonas

Suspeito de roubo de loja foge de fórum após passar por audiência de custódia em Parintins, no AM

Ele estava em sala no Fórum de Justiça de Parintins em conversa com Defensoria Pública, sem algemas, quando fugiu por janela.

Um homem preso suspeito de assaltar uma loja no Centro de Parintins, distante 369km de Manaus, fugiu após passar por audiência de custódia, na quinta-feira (20). Segundo a polícia, ele estava em uma sala no Fórum de Justiça de Parintins em conversa com a Defensoria Pública, sem algemas, quando fugiu por uma janela. Ele ainda não foi recapturado.

De acordo com a 3ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins, que pediu a prisão preventiva do suspeito, a audiência transcorreu normalmente ao longo da tarde. A Justiça, por meio da 1ª vara da comarca de Parintins, acatou o pedido prisão preventiva.

Na saída da audiência, a Defensoria Pública, responsável pela defesa do suspeito, pediu para conversar com ele, para prestar esclarecimentos sobre a decisão da Justiça. Ele estava sem algemas e, no momento da conversa, o homem pulou a janela e fugiu sem ser alcançado pelos oficiais da polícia civil.

O delegado titular do 3º dip de Parintins, Adilson Cunha, disse que alertou a Defensoria sobre o uso das algemas para evitar transtornos com os detentos.

Por meio de nota, a Defensoria Pública de Parintins explicou na manhã desta sexta-feira (21), que agiu de acordo com as determinações vinculantes do Supremo Tribunal Federal e do Ministério Público do Estado em relação ao uso das algemas.

O órgão disse também que o fato ocorreu enquanto se prestavam esclarecimentos legais ao custodiado, em frente às autoridades competentes e a oficiais da polícia civil, procedimento este que é observado no Brasil e no mundo.

A Defensoria também classificou o episódio como inusitado e excepcional, único em mais de um ano de audiências de custódia nesta comarca

O suspeito segue foragido até esta sexta-feira (21). Ainda segundo a polícia, ele já tem antecedentes criminais por roubos e envolvimento com tráfico de drogas. Equipes das polícias civil e militar tentam recapturá-lo.

Fonte: G1