Rede de Fast Food é Notificada por Propaganda Enganosa ao Consumidor

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou, na última quinta-feira (9), uma rede de fast food por suspeita de induzir consumidores ao erro em uma propaganda relacionada a um novo sanduíche. A rede terá que explicar por que o Amazonas não está incluído na promoção e esclarecer as falhas de divulgação, como a restrição de apenas um sanduíche por cliente, que foi informada em letras minúsculas.

A medida foi tomada após reclamações de clientes nas redes sociais, que alegaram que a lanchonete estaria oferecendo gratuitamente um sanduíche a advogados de todo o país, mediante apresentação da carteira da OAB, mas excluindo o estado do Amazonas. A promoção, divulgada no dia 8, será válida de 13 a 15 de janeiro.

O Procon-AM solicitou explicações à franquia da rede no estado e à matriz nacional, destacando que a divulgação incompleta das informações sobre as unidades participantes levou os consumidores ao erro. Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a ação busca garantir os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), assegurando informações claras e precisas.

Caso a prática seja confirmada, a rede de fast food poderá ser multada e obrigada a corrigir as irregularidades. A empresa tem 10 dias para apresentar esclarecimentos e evitar possíveis penalidades.

Consumidores com dúvidas ou denúncias podem procurar o Procon-AM na Avenida André Araújo, nº 1.500, Aleixo, ou registrar reclamações pelo site oficial, pelos telefones 0800 092 1512/ (92) 33215-4009, ou pela plataforma Consumidor.gov.br.