Homens armados intimidam equipe da base de proteção da Funai no Vale do Javari, diz organização indígena

Dois homens armados intimidaram a equipe da Base de Proteção Etnoambiental (Bape) da Fundação Nacional do Índio (Funai), no Vale do Javari, no Amazonas, segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). O caso ocorreu no sábado (15), mas a informação só foi divulgada pela entidade nesta terça-feira (19).

A base está localizada no rio Jandiatuba, em uma região próxima ao local onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram assassinados, em junho.

Segundo a Univaja, era por volta das 17h de sábado (15), quando os homens armados chegaram ao local e perguntaram quantos funcionários estavam trabalhando na base. A entidade contou que eles chegaram a perguntar por indígenas do povo Matis.

Conforme os relatos da equipe que estava na base, o objetivo explícito era intimidar e assediar os servidores que atuam na região. A Univaja não informou o que aconteceu com os dois homens após a ameaça.

A Terra Indígena Vale do Javari abriga a maior quantidade de informações e referências confirmadas de indígenas isolados. É área de constantes conflitos entre pescadores, madeireiros, garimpeiros com indígenas e defensores do meio ambiente.