Qualidade do ar atinge níveis críticos e fumaça volta a cobrir Manaus no feriado de Dia dos Finados
Manaus enfrenta péssima qualidade do ar e fumaça encobre a cidade durante o feriado de Dia dos Finados. A crise ambiental que assola a capital amazonense, causada pelas queimadas e pela seca histórica, tem deixado a população preocupada.
Durante todo o mês de outubro, os moradores de Manaus sentiram os impactos da fumaça, proveniente das queimadas que ocorreram na Região Metropolitana e no Pará. Nesta quinta-feira, o cheiro das queimadas voltou a ser sentido em alguns locais da cidade, afetando drasticamente a qualidade do ar.
De acordo com o sistema “Selva” da UEA, que monitora a poluição do ar na capital, a situação é crítica na Zona Leste e Sul, com destaque para os bairros Zumbi dos Palmares e Morro da Liberdade. A poluição ultrapassou os limites estabelecidos pela escala de medição de partículas por metro cúbico. Já na Zona Centro-Sul e no Centro de Manaus, a qualidade do ar é considerada muito ruim.
Mas por que a fumaça persiste na cidade? Segundo o Ibama, ela é transportada de um lugar para outro por massas de ar, dificultando assim a sua dispersão e impactando a visibilidade e a qualidade do ar. A Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas também alertou que a situação pode perdurar nos próximos dias, devido às chuvas abaixo da média e à massa de calor. As partículas de fumaça encontram dificuldades em se dispersar nessas condições climáticas desfavoráveis, deixando os céus de Manaus longe de ficar azuis novamente.